Sistemas de automação tem sido cada vez mais utilizados no mercado de iluminação. Estes sistemas estão presentes tanto para soluções que utilizam corrente contínua, quanto solução com tensão contínua.
A forma como cada um atua depende justamente do tipo de solução e alguns cuidados devem ser considerados para que o projeto não tenha problemas.
Tipos:
Normalmente encontrada em soluções de tensão contínua, este tipo de atuação trabalha em ligar e desligar a placa de LED. Este processo ocorre através de PWM e em frequências que nossos olhos não conseguem perceber. Quanto maior tempo ligada, maior será o fluxo luminoso.
Raramente sistemas de dimerização para tensão contínua apresentam problemas. Isso porque este tipo de solução é bem versátil e sua dimerização é simples. Hoje em dia existem no mercado opções para dimerização na entrada do LED Driver (Triac), assim como para dimerização na saída do LED Driver (Interruptores e chaveadores).
Na imagem abaixo demonstramos como é este sistema de Liga/Desliga, observe que quanto mais tempo a placa de LED fica ligada, maior será o fluxo luminoso.
Este tipo de atuação ocorre mais comumente em LED Drivers para corrente contínua. Conforme você dimeriza, o LED Driver reduz sua corrente de saída, diminuindo assim o fluxo luminoso da placa de LED.
O problema é que a tensão do LED varia de acordo com sua corrente, ou seja, ao aumentar ou diminuir a corrente, além do fluxo, você estará alterando a tensão da placa de LED. Este fator deve ser considerado na escolha do LED Driver, uma vez que se o valor de tensão ficar fora do range de operação, o sistema irá apresentar problemas.
Um dos efeitos mais comuns é a placa de LED começar a piscar quando dimerizada ou desligar de forma prematura antes mesmo de chegar ao valor mínimo de dimerização.
No gráfico abaixo é demonstrado como o valor de tensão diminui conforme diminuímos a corrente. Este gráfico é um exemplo, os valores irão mudar de LED para LED.
Os valores acima são um exemplo. Como dito anteriormente, a porcentagem de variação irá variar de modelo de LED para LED.
Podemos tratar 20% como uma média, ou seja, é importante adicionarmos uma tolerância para que os limites não sejam atingidos. Recomendamos que você considere 30% do valor da placa de LED.
Ex1: Se a placa de LED tem tensão de 45 Vdc, o valor a ser considerado como mínimo para o LED Driver é de 31,50 Vdc.
Ex2: Se a placa de LED tem tensão de 130 Vdc, o valor a ser considerado como mínimo para o LED Driver é de 91 Vdc.
Outros pontos importantes:
Um ponto que muitas vezes influencia a qualidade da automação é a qualidade do hardware dos controladores. No caso das soluções de dimerização por Triac, a qualidade influencia muito a capacidade, homogeneidade e confiabilidade do sistema. Dimmers de má qualidade costumam piorar o ruído do LED Driver (este ruído é comum em LED Drivers Triac), também interferem da homogeneidade da dimerização (levando a variações bruscas de luminosidade) e também não costumam apresentar um bom range de atuação (fazendo muitas vezes com que o sistema apresente variação entre LED Drivers).